domingo, 8 de junho de 2008

Grupo de alunos da UPE realiza educação em saúde na comunidade do Córrego da Bica nos dias 8 e 15 de maio.








Visando à prática de ações educativas na área de saúde da mulher e do homem e sexualidade, compreendendo saúde através de um conceito amplo, que prevê qualidade de vida, ações que envolvem a construção do sentido de cidadania, na busca do equilíbrio físico, mental e espiritual em interação com o próprio corpo, prezando pela vivência livre da sexualidade em harmonia com a sociedade e com o meio ambiente, nós realizamos uma entrevista na rádio Monte Sinai da comunidade e uma semana após esse trabalho realizado uma conversa com cerca de 20 jovens e crianças à respeito da sexualidade.


Durante a manhã do dia 8, pudemos proporcionar a todos os ouvintes uma breve explicação sobre doenças sexualmente transmissíveis, enfocando a AIDS, sífilis, herpes e HPV. A rádio ficou aberta às ligações e conseqüente participação da população e muitas dúvidas foram respondidas. Já no dia 15, proporcionamos uma conversa com jovens e até mesmo crianças sobre sexualidade, durante a qual muitos temas surgiram desde a primeira vez até gravidez.


Devemos ter plena consciência da importância que o processo da educação tem para todos. A educação e o direito à saúde constituem direitos humanos e por isso devem ser respeitados. Estamos tratando, nada mais nada menos, do que de Direitos Humanos.


A conquista de uma assistência à saúde mais humanizada é um dos nossos desafios.


Taiana Alves 1M 2008.1





9 comentários:

Saúde ao alcance de TODOS! Medicina UPE turma 90 disse...

Foi possível notar,durante a conversa sobre sexualidade,que os integrantes possuíam interesse em tirar suas dúvidas e mostraram o quanto sabiam sobre o determinado assunto. Com a ajuda de nossa preceptora,Marise, a conversa continuou focalizada e sem problemas.
Renata Costa - 1M 2008.1

Unknown disse...

Como Renata disse,os jovens se mostraram interessados em tirar suas dúvidas e em futuras conversas também.Mostrando a importância do contato entre os alunos e a comunidade.
Vivianni Nunes- 1M 2008.1

Saúde ao alcance de TODOS! Medicina UPE turma 90 disse...

Foi uma experiência muito interessante,visto que o grupo pôde contribuir,mesmo de forma simples e pequena,no conhecimento para algumas pessoas da comunidade.
As atividades realizadas em maio mostraram que é extremamente importante manter a sociedade informada em relação aos assuntos sobre sexualidade e sobre a saúde do homem e da mulher,pois infelizmente ainda há falta de conhecimento e despreparo das pessoas ,que ficam assim,sujeitas às doenças sexualmente transmissíveis ou até mesmo a uma gravidez indesejada.Daí a importância que foi para o grupo em ajudar no conhecimento da população do Córrego da Bica.

Tamires Leite Santana-1M 2008.1

Saúde ao alcance de TODOS! Medicina UPE turma 90 disse...

Muito legal o trabalho de vocês... a equipe de Peixinhos vai trabalhar essa semana sobre a problemática do lixo... esperamos obter a mesma participação das pessoas.

Lina Machado - 1M 2008.1

Unknown disse...

Esse trabaho feito na comunidade do Córrego da Bica foi muito interessante.Vimos que os jovens estão interessados em informação sobre sexualidade, para esclarecer dúvidas, se prevenir e conhecer um pouco mais sobre o próprio corpo. Faltam apenas oportunidades para esses esclarecimentos.Nós proporcionamos uma oportunidade inesquecível, tanto na rádio comunitária, quanto em um debate descontraído.
Silvana Salazar - 1M 2008.1

Saúde ao alcance de TODOS! Medicina UPE turma 90 disse...

Esse trabalho, realizado na comunidade Córredo da Bica, foi bastante interessante, visto que proporcionou um debate enriquecedor acerca de sexualidade.
Houve uma saudável troca de conhecimentos, com o abandono de quaisquer formas de preconceito, além de ter permitido a livre exposição de idéias, preceitos totalmente de acordo com o que prega a Declaração Universal dos Direito Humanos.

Sylmara Pontes 1M 2008.1

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Interessantíssimo esse trabalho que fizemos no Córrego da Bica. Primeiramente, na Rádio Monte Sinais, para informar todos os moradores da comunidade sobre DSTs e esclarecer possíveis dúvidas. E, em outra ocasião, uma conversa na associação de jovens, onde diversos temas envolvendo DSTs, sexualidade e gravidez foram abordados. Trabalho simples, porém, proveitoso e de grande importância para a educação em saúde.
Wagner 1M 2008.1

Unknown disse...

Bastante pertinente esse tema abordado na comunidade do Córrego da Bica. Pois, apesar de estarmos na "era da informação", muitas pessoas além de desconhecer diversas doenças sexualmente transmissíveis, desconhecem a intimidade de seus corpos. Logo, tais medidas educativas são de suma importância no âmbito comunitário.
Luiz Carlos Albuquerque Ferreira - 1M 2008.1