quarta-feira, 11 de junho de 2008




Dentre tantas outras coisas, a que mais nos chamou atenção no Córrego do Jenipapo foi a dedicação, a boa vontade e o otimismo dos profissionais de saúde do PSF local. E esse post é basicamente uma homenagem de um exemplo que deveria ser seguido por todos os profissionais, principalmente aqueles que trabalham diretamente com pessoas.
Apesar de o espaço limitado do PSF, de ter que dividir salas na hora de atender pacientes, da superlotação do posto, em nenhum momento percebemos falta de interesse, ou descaso de nenhum desses profissionais. Pelo contrário, eles inclusive conseguem programar-se para nos acompanhar e orientar todas as quintas feiras pela manhã. Percebe-se quem têm realmente amor pelo que fazem, haja vista que para todas as apresentações realizadas na UPE sobre o nosso trabalho no Córrego, eles vieram assistir.
É notável também a relação que eles têm com os moradores. Tudo acontece de uma maneira bem natural e as visitas se procedem da melhor forma possível, na qual boa parte dos moradores acaba tendo uma relação amigável com os visitantes, o que acaba facilitando, de certa forma, o colhimento de informações sobre a família e criando verdadeiros laços de amizade entre eles.
O segredo esteja talvez na união desses profissionais, onde não se percebe a tradicional “hierarquia” entre os profissionais de saúde. Lá eles trabalham em conjunto, sendo todos parte de um grupo que trabalha com o mesmo objetivo: fornecer saúde e qualidade de vida para a comunidade.
Dessa forma, o trabalho é realizado garantindo a satisfação de toda a comunidade e também dos profissionais de saúde, estes fornecendo as informações necessárias à população, de maneira a permitir que os moradores do Córrego do Jenipapo e de todas as outras comunidades tenham as melhores condições de saúde que se possam receber.
Por: Grupo do Córrego do Jenipapo.

Nenhum comentário: